Primary Navigation

Tabata: o melhor treino cardio supra-aeróbio que existe

O Tabata está em muitas academias e tem se falado bastante nesta palavra que muitos ainda não sabem bem o que é, mas que já está virando um sucesso.

Como surgiu?

Este método foi criado em 1996 através de um estudo feito por um pesquisador japonês de nome Izumi Tabata que dizia que apenas 4 minutos de exercício intervalado intenso é possível obter melhoras no condicionamento físico aeróbio e anaeróbio.

Este pesquisador comparou resultados de atletas que pedalaram numa bicicleta ergométrica por uma hora de 70% do VO2 máx. ao longo de seis semanas, cinco dias por semana, com os resultados de atletas que pedalaram em média 8 sprints de 20 segundos de exercício numa intensidade puxada com intervalos de 10 segundos. A intensidade do exercício no segundo grupo chegava a 170% do Vo2 máx.

Os profissionais da área de Educação física dizem que esse exercício é o melhor treino cardio supra-aeróbio que existe.

Como funciona

O exercício tem uma intensidade tão alta que chega a ser exaustivo e por isso, não pode ser feito por iniciantes e só deve ser feito por pessoas que tenham feito uma avaliação física completa, que esteja em boas condições físicas, que já pratique exercícios regularmente e com um acompanhamento de bons profissionais.

O Tabata pode ser feito na esteira, com agachamentos, flexões de braços, corda, abdominais, desde que você execute o máximo de repetições que conseguir em 8 séries de 20 segundos com 10 segundos de intervalo entre as séries que é igual a 4 minutos.

Imagem: Envato

Mas isto não quer dizer que você deve malhar apenas 4 minutos por dia. Você deve continuar fazendo os exercícios aeróbios e musculação, mas em alguns dias treinar o tabata, fazendo vários treinos de tabatas no mesmo dia, ou seja, vários tabatas de agachamentos, flexões de braços, abdominais.

Você pode fazer um circuito, enfim tem muitas formas de trabalhar este treino. Você pode trabalhar sem carga como, por exemplo, num agachamento onde você usava carga, você poderá fazer um treino exaustivo apenas com o peso do corpo.

Mas é importante começar devagar e ir aumentando a intensidade dos exercícios aos poucos até poder fazer este treino. Converse com profissionais qualificados a respeito.

Por Valéria Alvim – Personal trainer



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *