Primary Navigation

3 sérios problemas que todo sedentário sofre

De acordo com dados do IBGE, quase 60% dos brasileiros estão acima do peso. Cerca de 82 milhões de pessoas apresentam IMC igual ou maior do que 25, indicando sobrepeso ou obesidade.

Tudo isso se deve à junção de dois fatores: alimentação ruim e sedentarismo. Hoje, nosso enfoque será no sedentarismo.

Imagem: Envato

Conheça 3 malefícios do estilo de vida sedentário

1. Falta de força muscular

Por não dar estímulo aos músculos, o indivíduo sedentário pode ter dificuldades para realizar atividades simples do dia a dia.

2. Dores nas articulações

Devido ao excesso de peso, os sedentários podem sentir incômodos nas articulações do corpo. Especialmente, o joelho, que é responsável por sustentar nosso peso durante o dia todo.

3. Doenças cardiovasculares

Pessoas sedentárias estão mais propícias a sofrer infartos ou AVC’s. Também podem sofrer aumento do colesterol, triglicérides e maior risco de diabetes.

Pequenas atitudes para ser mais ativo (ou menos sedentário)

O ideal é praticar atividades físicas regularmente por, pelo menos, 3 vezes por semana. O tempo da atividade física varia de acordo com a intensidade do exercício físico.

Se você está certo de que não tem tempo para praticar exercícios, aqui vão algumas dicas para ser menos sedentário:

Suba escadas

Abandone as escadas rolantes e dê preferência às escadas convencionais. Seus músculos agradecerão e sua saúde também.

Ande mais

Que tal descer do ônibus alguns minutos antes do seu ponto? Ou descer uma estação antes do seu destino? Uma caminhada acelerada pode fazer toda a diferença na sua vida.

Vá de bike

Se você tem condições de comprar uma bike ou se já tem uma encostada em casa há muito tempo, que tal começar a usá-la? Além de cuidar da sua saúde, você estará contribuindo para promover um ambiente com menos poluição!



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *