Recomendado para quem quer cuidar do corpo, o pilates foi criado em meados da década de 1920, pelo alemão Joseph Pilates. A prática ajuda a melhorar a flexibilidade, postura, o fortalecimento dos músculos e, quando aliada a dieta e outra atividade física com elevado gasto calórico, como corrida ou Muay Thay, por exemplo, ajuda a emagrecer.
Os impactos do pilates na rotina vão além dos exercícios físicos. A atividade contribui para uma melhora na concentração e também na qualidade do sono.
O pilates exige que a mente e o corpo estejam em sintonia, sendo necessário muito controle da respiração para que os movimentos sejam realizados de maneira correta. O método permite trabalhar todo o corpo, sendo os músculos mais ativados os do abdômen, glúteos e costas.
As aulas duram aproximadamente uma hora e possuem gasto calórico entre 200 e 400 calorias, dependendo dos exercícios realizados.
Tipos de pilates
Pilates original
Também conhecido como pilates clássico, a modalidade mantém a originalidade do método e dos ensinamentos fundados. Foi inspirado em algumas outras atividades, como yoga, artes marciais e ginástica, e tem como base seis princípios: concentração, respiração, alinhamento, controle, eficiência e fluência de movimento.
Os aparelhos mais utilizados são os que o próprio Joseph idealizou, como reformer, cadilac, small, barrer, entre outros.
Contemporâneo
A prática contemporânea – ou moderna – nada mais é do que uma evolução da metodologia inicial, com algumas adaptações aos exercícios. Nela, o profissional usa, além dos equipamentos criados por Pilates, outros acessórios, como bolas de diversos tamanhos, discos de equilíbrio, rolos, etc.
Funcional
Quando associados a exercícios mais intensos, surge então o pilates funcional. As aulas funcionais são mais dinâmicas e a prática garante benefícios como o aumento da força, da resistência muscular, da melhora da flexibilidade, da coordenação motora, e do condicionamento cardiovascular.
Neopilates
O método mistura pilates, funcional e circo. Além dos benefícios para a saúde, a prática ainda é muito divertida. Lúdica e estimulante, a atividade trabalha o tempo todo desafiando a percepção corporal e o equilíbrio. Boa parte dos aparelhos tem rodinhas, o que confere instabilidade. Para se manter firme neles, é preciso ter consciência do corpo, controlar a respiração e exercitar o equilíbrio.
Aéreo
Criado no Brasil, ele utiliza plataformas aéreas para deixar os exercícios de pilates ainda mais desafiadores. Mistura os princípios do pilates com circo, balé, fisioterapia e funcional para conseguir atingir a musculatura mais profunda e, ao mesmo tempo, alinhar o corpo.
Power Pilates
Assim como o neopilates, essa prática é muito buscada por quem deseja uma atividade intensa e agitada. Ele segue os mesmos princípios do pilates clássico, alterando apenas a velocidade, frequência e intensidade dos movimentos, com um diferencial: não estabelece intervalos entre os exercícios, para gerar uma ativação contínua do metabolismo e maior queima de gordura.
Benefícios do pilates
O pilates possui inúmeros benefícios e pode ser praticado por idosos, adultos, crianças, adolescentes e gestantes. Algumas das principais vantagens de sua prática são:
- Aumento da resistência física e mental;
- Aumento da flexibilidade;
- Corrige problemas posturais;
- Aumento da concentração;
- Tonifica a musculatura;
- Melhora a coordenação motora;
- Promove menor atrito nas articulações;
- Alivia dores musculares;
- Ajuda a melhorar a respiração e a flexibilidade;
- Auxilia a prevenção contra a osteoporose;
- Promove relaxamento e bem-estar;
- Elimina toxinas e facilita a drenagem linfática;
- Expande a consciência corporal;
- Ajuda no controle de peso;
- Fortalece os músculos abdominais;
- Equilibra de todas as funções do corpo.
Pilates emagrece?
A prática regular de pilates acelera o metabolismo e favorece a formação dos músculos. Porém, nenhum exercício físico sozinho consegue resultados significativos no emagrecimento. No caso do pilates, por exemplo, os verdadeiros e duradouros resultados ocorrem quando aliado à realização de atividades aeróbicas e uma dieta balanceada.